Hotsites: A utilização da interatividade na
Publicidade online:
A internet nos
últimos anos atraiu muitos anunciantes e consumidores e a sua utilização pelo
mercado publicitário vem cada dia aumentando, pois apresenta inúmeras vantagens.
A interatividade representa a troca de informações em meios comunicacionais
onde existe um canal entre o emissor e o receptor. A interatividade permite que
os agentes participem diretamente na mensagem produzidos, apreendidos e
transmitidos. Segundo Pierre Levy (2000)existe
um grau de interatividade dos meios de comunicação:
-as
possibilidades de apropriação e de personalização da mensagem
recebida, seja
qual for a natureza dessa mensagem.
- a reciprocidade
da comunicação.
- a virtualidade,
que enfatiza aqui o cálculo da mensagem em tempo real.
- a implicação
da imagem dos participantes nas mensagens.
- a tele
presença.
A Publicidade online consegue impactar
quase todos os sentidos Humanos em um único meio. Cada dia esta a ter mais
anunciantes e usuários por ser interativo. Acompanhando o aperfeiçoamento das
redes a interatividade cada dia ganha mais espaço na web. Nos finais dos anos
90 com o surgimento do W.W. W (World, Wide, Web) tornou se um veiculo emergente
para a publicidade online, pois, isto facilitou muito as formas de fazer
publicidade sobretudo poupando tempo e dinheiro e dava muito mais lucro e as
mensagens eram mais claras e objetivas. A Web consegue atingir todos os
mercados nacionais e internacionais de forma rápida e precisa e a
interatividade com o publico em potencial é instantânea. A web oferece inúmeras
vantagens mas isto não implica a substituição de outros meios de comunicação,
ou seja cada um com as suas vantagens e desvantagens principalmente na prática
publicitária. A partir de 1993 a Web trouxe agencias publicitárias e
anunciantes para divulgar seus produtos e conceitos, estratégias, negócios e
fazendo programas de relacionamento interativos. Segundo Pinho (2000), a
audiência de um site é medida pela numero de acesso enquanto que a resposta de
um anúncio é verificada pelo numero de clique dos usuários.São cinco as grandes
vantagens: A Dirigibilidade, O Rastreamento, A Acessibilidade, A Flexibilidade e a
Interatividade.
A
Dirigibilidade: A Web proporciona aos anunciantes
oportunidades para dirigir suas mensagens com grande precisão.
O
Rastreamento: Nos sites podem ser controlados a
interação dos usuários e localizar o que é de interesse dos consumidores e dos
prospects.
Acessibilidade:
a publicidade online está disponível sempre.
Flexibilidade:
Uma campanha pode ser lançada, atualizada ou cancelada imediatamente.
Interatividade:
O objetivo da publicidade é engajar e envolver o prospect com a marca ou com o
produto.
Hot Sites: É uma das grandes investidas do mundo
publicitário online. Com duração limitada a um mês. Funciona como um anuncio
digital. Criadas para campanhas de curta duração ou ligadas a eventos ou
produtos.A interatividade é o principal processo utilizado pelo Hot Site para chamar atenção do seu
público. O hot site disponibiliza um
universo de informações que são compartilhadas tanto com o emissor e quanto com
o receptor de forma interativa. No hot
site podes fazer vários tipos de download.
O Grau de interatividade que um Hot
site oferece é considerado satisfatório para as empresas anunciantes que
procuram fazer uso da interatividade pois possui mais vantagens que o telefone,
a televisão e o Vídeogame. A interatividade coloca o anunciante e o consumidor
de forma plena, constituindo uma maneira eficaz de proporcionar facilmente a
resolução de problemas envolvidos na ação publicitária. Como MCQUAIL afirmara:
A Web incorpora rádio, filmes e televisão e distribui-os através de uma
tecnologia especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário